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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

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Dimensão 3 - Responsabilidade Social da IES

ASPECTOS AVALIADOS

  • A contribuição da IES em relação à inclusão social, da memória cultural, da produção artística e da participação da comunidade acadêmica nas iniciativas de responsabilidade socioambiental.
  • Participação da FAI em projetos e programas que visem à qualidade de vida, dos valores humanos e do meio ambiente.
  • Apoio psicológico e incentivo ao estudante para que o mesmo continue seus estudos.
  • Análise do PPC e planos de ensino para a inclusão no currículo do curso dos conteúdos de direitos humanos, questões étnicas raciais e educação ambiental.
  • Incentivo financeiro (bolsas) e valorização do potencial humano.

INSTRUMENTOS

  • Análise da participação da FAI em programas de cidadania, direitos humanos e responsabilidade socioambiental.
  • Acompanhamento do setor de psicologia institucional NAP (Núcleo de Apoio Psicológico) ao discente, docente e funcionários.
  • Análise do PPC e planos de ensino em relação à inclusão no currículo dos conteúdos de direitos humanos, questões étnicas raciais e educação ambiental.

RESULTADOS

  • A FAI tem um amplo trabalho de responsabilidade social.
  • Para a maioria dos discentes a instituição promove atividade cultural e de interação social. A FAI desenvolve projetos de extensão voltados a comunidades carentes (Comunidade de Barreiras, bairros do Piracanã e Floresta, entre outros), com foco da comunidade acadêmica nas iniciativas de responsabilidade socioambiental e cultural.
  • Planeja e desenvolve todo ano a “Enfermagem Solidária”, que visa contribuir com a saúde, a cidadania e os direitos humanos da população.
  • A FAI desenvolve ações filantrópicas de doações de alimentos, roupas, etc.
  • A FAI também promove eventos de caráter científico, cultural e artístico, permitindo a participação da comunidade interna e externa.
  • A Instituição oferece apoio psicológico gratuito por meio do NAP aos discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos, com o intuito de propiciar uma melhor qualidade de vida, além de ofertar a disciplina de Psicologia. Cerca de 44% acham o NAP “bom ou muito bom”. Os discentes acreditam que esse setor oferece atendimento para superação as dificuldades, principalmente relacionados ao processo de formação.
  • As disciplinas de Libras, Cultura Afro-brasileira e Educação Indígena (étnicos raciais) e Saúde Coletiva (exclusivamente Enfermagem), estão presentes na grade curricular dos cursos, sendo ofertadas como disciplinas obrigatórias, permitindo uma melhor visão da inclusão social e cultural.
  • A FAI concede bolsas de estudos e incentivo à valorização do potencial humano. Para isso, conta com um setor, cuja finalidade é auxiliar e acompanhar o acadêmico que deseja informações e/ou adesão a programas de financiamento e bolsa de estudos do Governo Federal (FIES e PROUNI). Além disso, tem uma parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba, a qual disponibiliza bolsas de estudo aos discentes que se enquadram em critérios pré-estabelecidos.
  • A instituição tem procurado divulgar seus projetos socioambientais, culturais e artísticos com auxílio de banner, folder e em programas de rádio e TV.
  • A instituição procura ofertar bolsas para colaboradores e familiares.

AÇÃO CORRETIVA

 

  • A instituição cumpre com seu papel social, cultural e artístico. Porém, é possível avançar com a maior valorização na produção acadêmica-cultural-científica, auxiliando em projetos internos e externos voltados à valoração humana e ao cuidado com o meio ambiente.
  • A CPA recomenda que a IES continue desenvolvendo essas atividades e que sejam elaborados instrumentos para mensurar o impacto dessas ações na comunidade.
  • Ampliar discussões transversais em Educação Ambiental e Direitos humanos.
  • Formalizar a oferta de bolsas institucionais para colaboradores e familiares.