Mecanismos de análise de ingressantes, evasão, conclusão do curso.
Políticas de auxílio à participação dos estudantes em atividades de estágio, extensão e pesquisa.
INSTRUMENTOS
Análise de políticas de acesso e permanência do aluno na IES.
Análise das Monitorias realizadas.
Verificação dos Programas de nivelamento realizados.
Pesquisa quantitativa do serviço de apoio psicológico oferecido.
Verificação das demandas da Ouvidoria.
Análise quantitativa do acesso do discente a Direção da Instituição.
Análise quantitativa das informações da coordenação pedagógica e do atendimento dado pelos coordenadores
RESULTADOS
Existem vários mecanismos de atendimento ao acadêmico e sua participação em eventos e projetos é positiva.
Geralmente é o coordenador de curso que tem a função de orientar e acompanhar a frequência dos acadêmicos às aulas, alertar sobre o excesso de faltas e entender os motivos para tal. O coordenador ainda procura conscientiza-lo sobre a importância da sua presença em sala de aula, controlar a evasão e oferecer atendimento individualizado sobre dúvidas acadêmicas. Esse serviço tem demanda e procura pelos acadêmicos.
A FAI tem um setor com a finalidade de auxiliar e acompanhar o acadêmico que deseja aderir a algum dos programas de financiamento e bolsa de estudos do Governo Federal (FIES e PROUNI) e da Prefeitura Municipal.
A Ouvidoria recebe questionamentos, sugestões e reclamações no formato online (homepage da FAI) e presencial fazendo os encaminhamentos para os setores responsáveis.
A participação dos acadêmicos em monitoria é baixa e precisa ser alvo de melhoria por parte da IES.
A IES possui projetos de nivelamento para discentes. Pretende-se iniciar em 2016.
Há disponível o acompanhamento do setor de psicopedagogia institucional NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) ao discente, docente e funcionários.
A Instituição disponibiliza um setor de atendimento psicológico (NAP - Núcleo de Apoio Psicológico), que é tem atendimento gratuito e individual aos acadêmicos, docentes e funcionários. Os discentes avalizaram como bom ou muito bom (44%) o atendimento e as informações prestadas por esse setor. Uma pequena parte dos discentes (26%) considerou como regular e insatisfatório esse setor.
Os discentes consideram que a Direção da IES, a Diretoria acadêmica e a secretaria acadêmica, esclarecem as informações e oferecem um bom atendimento.
AÇÃO CORRETIVA
Divulgar melhor sobre o NAP e a ouvidoria e seus formatos (online e/ou presencial) para os acadêmicos
Regulamentar e melhorar as estratégias para oferta de monitorias.
Iniciar o programa de nivelamento em 2016.
A IES possui projetos de nivelamento para as disciplinas de matemática e português. Pretende-se iniciar em 2016.