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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

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Dimensão 9 - Política de Atendimento ao Estudante

ASPECTOS AVALIADOS

  • Permanência e acesso do discente na IES.
  • Políticas de acesso à Direção da IES.
  • Mecanismos de análise de ingressantes, evasão, conclusão do curso.
  • Políticas de auxílio à participação dos estudantes em atividades de estágio, extensão e pesquisa.

INSTRUMENTOS

  • Análise de políticas de acesso e permanência do aluno na IES.
  • Análise das Monitorias realizadas.
  • Verificação dos Programas de nivelamento realizados.
  • Pesquisa quantitativa do serviço de apoio psicológico oferecido.
  • Verificação das demandas da Ouvidoria.
  • Análise quantitativa do acesso do discente a Direção da Instituição.
  • Análise quantitativa das informações da coordenação pedagógica e do atendimento dado pelos coordenadores

RESULTADOS

  • Existem vários mecanismos de atendimento ao acadêmico e sua participação em eventos e projetos é positiva.
  • Geralmente é o coordenador de curso que tem a função de orientar e acompanhar a frequência dos acadêmicos às aulas, alertar sobre o excesso de faltas e entender os motivos para tal. O coordenador ainda procura conscientiza-lo sobre a importância da sua presença em sala de aula, controlar a evasão e oferecer atendimento individualizado sobre dúvidas acadêmicas. Esse serviço tem demanda e procura pelos acadêmicos.
  • A FAI tem um setor com a finalidade de auxiliar e acompanhar o acadêmico que deseja aderir a algum dos programas de financiamento e bolsa de estudos do Governo Federal (FIES e PROUNI) e da Prefeitura Municipal.
  • A Ouvidoria recebe questionamentos, sugestões e reclamações no formato online (homepage da FAI) e presencial fazendo os encaminhamentos para os setores responsáveis.
  • A participação dos acadêmicos em monitoria é baixa e precisa ser alvo de melhoria por parte da IES.
  • A IES possui projetos de nivelamento para discentes. Pretende-se iniciar em 2016.
  • Há disponível o acompanhamento do setor de psicopedagogia institucional NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) ao discente, docente e funcionários.
  • A Instituição disponibiliza um setor de atendimento psicológico (NAP - Núcleo de Apoio Psicológico), que é tem atendimento gratuito e individual aos acadêmicos, docentes e funcionários. Os discentes avalizaram como bom ou muito bom (44%) o atendimento e as informações prestadas por esse setor. Uma pequena parte dos discentes (26%) considerou como regular e insatisfatório esse setor.
  • Os discentes consideram que a Direção da IES, a Diretoria acadêmica e a secretaria acadêmica, esclarecem as informações e oferecem um bom atendimento.

AÇÃO CORRETIVA

  • Divulgar melhor sobre o NAP e a ouvidoria e seus formatos (online e/ou presencial) para os acadêmicos
  • Regulamentar e melhorar as estratégias para oferta de monitorias.
  • Iniciar o programa de nivelamento em 2016.
  • A IES possui projetos de nivelamento para as disciplinas de matemática e português. Pretende-se iniciar em 2016.