Navegando Pelo Conhecimento

Ciências Biológicas
Duração
Modalidade de Ensino

Presencial

A Distância

Grau

Licenciatura

Perfil do Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas proposto pela FAI têm como eixo norteador a área ambiental e a educação, possibilitando ao aluno desenvolver uma visão crítica e abrangente do mundo, da sociedade e de seus modelos de desenvolvimento das práticas conservacionistas e das alternativas biotecnológicas visando à melhoria da qualidade de vida do homem da Amazônia Legal. Em sua filosofia educacional busca formar o biólogo que poderá atuar tanto como professor como pesquisador, devido a uma formação inicial de qualidade, fundamentada na problematização, visando compreender o processo de construção do conhecimento, contextualizando-o, de forma a propiciar ao aluno se posicionar, tomar decisões e ser capaz de intervir na sua realidade social. A investigação constitui uma ferramenta importante para a ação desse profissional com perfil diferenciado. O curso de licenciatura em Ciências Biológicas, dessa forma, permite ao biólogo seguir caminhos variados como desenvolvimento de pesquisas sobre a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento de seres vivos. Também faz a análise das relações entre os diversos seres e o ambiente e sobre a preservação, saneamento, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas. O licenciado em ciências biológicas é o professor apto a planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao ensino de Biologia, sendo sua atribuição central a docência na educação básica.Segundo dados da secretaria Municipal de educação de Itaituba-SEMEDUC e da Secretaria do Estado da Educação do Pará- SEDUC-PA, existe ainda um grande déficit de professores com formação em Biologia para ministrar aulas de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio). Por isso, em muitos casos professores com outro tipo de formação acabam sendo alocadas para preencher esta lacuna nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Nesse sentido, a oferta do curso possibilitará o atendimento de uma demanda existente no Estado do Pará e Municípios do Interior, bem como nas microrregiões circunvizinhas do rio Tapajós. Assim, o curso proposto pela FAI irá atender às demandas do ensino de Biologia e Ciências nos seus diferentes níveis, como também, atuar nas diferentes subáreas, através do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando sua posição privilegiada para trabalhos com a biodiversidade, uma vez que está localizada na Amazônia Legal e a 60 KM do Parque Nacional da Amazônia, verdadeiro laboratório natural. No quadro dos novos paradigmas, o Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da faculdade de Itaituba enfatiza a importância dessa área de conhecimento para desenvolver o espírito científico e o aprimoramento das relações homem/natureza. Nessa perspectiva, inspira-se nos pilares da educação contemporânea, formando profissionais capazes de: aprender a conhecer permanentemente, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, apostando no efeito multiplicador e transformador de sua práxis. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Itaituba tem como eixo a formação do professor para a Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio), de modo que as disciplinas integrantes do currículo buscam a articulação contínua dos conteúdos das Ciências Biológicas com os da Formação Pedagógica, articulando as atividades de ensino e pesquisa, de modo a aperfeiçoar a prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem.

Atividades do Curso

As Atividades Complementares no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se estabelecem por meio de diretrizes que permitem ao estudante trilhar sua própria trajetória acadêmica, preservando sua identidade e sua vocação. Tais atividades ampliam o espaço de participação do aluno no processo didático-pedagógico, no qual deve ser sujeito da relação pedagógica, consoante a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando oportunidade ao aluno de buscar uma formação de acordo com suas aptidões. A Faculdade de Itaituba, objetivando um curso superior mais dinâmico, com ênfase especial no estímulo da capacidade criativa e da corresponsabilidade do aluno no processo de sua formação, definiu, em regulamento próprio que, para a integralização curricular, o aluno deve cumprir uma carga horária mínima de 200 horas referentes a Atividades Complementares. As Atividades Complementares -AC deverão ser desenvolvidas ao longo de todo o curso em desdobramentos que correspondam a disciplinas especiais, eletivas e optativas, além de projetos de pesquisa nas reservas florestais e parques ecológicos da região; apresentação de trabalhos em eventos diversos, seminários, palestras, semanas acadêmicas, participações em GT's, mesas redondas, conferências, cursos de línguas, informática, programas de pesquisa e extensão, representação discente, mediante acompanhamento do órgão responsável pelo curso e pelas Atividades Complementares e Anotações da Secretaria Geral da FAI para registro no histórico escolar do aluno.

Forma de Acesso ao Curso

O discente dos cursos da FAI tem acesso aos cursos da IES através da divulgação do edital de vestibular e do Teste Seletivo, de caráter classificatório, até o momento de conclusão do curso, pois além de incentivá-lo à continuidade da formação acadêmica, o estimula a buscar maior capacitação, a Especialização em Docência para o Magistério Superior, Curso Lato Sensu fornecido na própria IES, absorvendo-o, após isso, no quadro de ex-egressos como profissional da própria IES. O Processo Seletivo da Graduação da FAI é composto de duas provas: uma objetiva de múltipla escolha com valor de 5, e uma redação também valendo 5. O Candidato não deve obter menos de 20 , na somatória das provas nem reprovar em uma delas, sob pena de ser eliminado. Além do Exame da IES existem outras formas de acesso, tais como: vaga adquirida pela nota do ENEM, a análise do Histórico Escolar e o Vestibulinho Interno, no caso de mudança de turno, de turma ou de curso ou transferência recebida, de acordo com o número de vagas e adequação do espaço disponível para funcionamento. A FAI vem adotando uma política de acompanhamento de desistentes e alunos com trancamento, realizando projetos e ações de estímulo à permanência dos alunos da Graduação em seus cursos: concessão de bolsas de monitoria da IES e bolsas de trabalho. Também foi implantado um Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP para acompanhar e atender alunos, docentes e funcionários com problemas de caráter individual.

Perfil do Discente

O estudante de Ciências Biológicas formado pela FAI deverá ter o seguinte perfil: deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do profissional de Ciências Biológicas em todas as suas dimensões, o que se supõe pleno domínio da natureza do conhecimento biológico; ter uma fundamentação teórica adequada e atualizada na qual inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; ter uma visão crítica sobre problemas de ordem biológica e saiba interpretar as relações entre a natureza e ciência; ser generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade; estar consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida; estar comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Na Faculdade de Itaituba, para conclusão da graduação, em qualquer curso, inclusive Ciências Biológicas, será obrigatória a apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, com tema e orientador escolhidos pelo aluno, em área e disciplina de seu interesse no curso, cujo resultado final deverá ser aprovado por uma Banca Examinadora. O Trabalho de Conclusão de Curso ?TCC proposto pela IES é apresentado sob a forma de monografia, estudo de casos ou outro tipo de trabalho acadêmico, definido previamente pelo Conselho de Curso e obedecidas as diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação. A elaboração do TCC tem por fim proporcionar ao aluno de graduação a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos, a objetividade da pesquisa realizada e a capacidade de interpretação e critica sobre o tema desenvolvido e apresentado, além de atestar seus conhecimentos metodológicos para elaboração de trabalhos científicos. O TCC será elaborado sob a orientação de um professor do curso, devendo esta atividade ser realizada, fora do tempo previsto para as aulas ou seminários. O aluno escolherá o seu orientador, observados os critérios do Conselho de Curso, apresentando-lhe a indicação do tema e o projeto de TCC no máximo até o término do antepenúltimo semestre letivo, salvo prazos específicos, aprovados pelo Conselho de Curso.Ao assinar o projeto do TCC, o professor estará aceitando a indicação para a orientação. O professor orientador disporá de monitores para colaborar nas atividades desenvolvidas junto aos orientandos. Cada professor poderá ter sob sua orientação, no máximo, dez alunos, considerando-se ocupada a vaga a partir da assinatura do projeto e liberada com a aprovação de seu resultado final pelo Conselho de Curso.Compete ao professor orientador: atender aos respectivos orientandos, com o auxílio dos monitores, em horários previamente fixados, aprovados pela Diretoria da Faculdade, e divulgados para conhecimento dos interessados; acompanhar e avaliar o cumprimento das etapas do trabalho, segundo o cronograma estabelecido; submeter o projeto do TCC e sua escolha como orientador à homologação do Coordenador do Curso. aprovar o texto final do TCC, propondo a nota a lhe ser atribuída e remetendo o mesmo para aprovação final por parte do Conselho de Curso.Os trabalhos relativos à elaboração e apresentação do texto final do TCC compreendem as seguintes fases,concomitantes ou sucessivas: aprovação nas disciplinas metodológicas preparatórias; escolha do tema, do orientador e do projeto inicial, a partir do antepenúltimo semestre, observado o prazo limite estabelecido no art. 4° deste Regulamento; elaboração do TCC, respeitado o cronograma estabelecido com o orientador; entrega do texto final do TCC ao orientador, para aprovação e encaminhamento para apreciação final do Conselho de Curso, a partir do segundo bimestre do último período letivo do curso, podendo o referido prazo estender-se a período sucessivo ao do encerramento do curso, situação em que o aluno continuará vinculado à Faculdade, não podendo colar grau enquanto não obtida tal aprovação.O aluno poderá mudar de tema e de orientador, respeitados os prazos e formalidades previstas neste Regulamento. O projeto do TCC obedecerá às exigências metodológicas das disciplinas preparatórias específicas, evoluindo de acordo com as mesmas.Na aprovação do projeto do TCC, o professor orientador levará em conta a existência ou não de trabalho apresentado ou definido sobre tema idêntico, devendo ser incentivado o ineditismo ou a originalidade de abordagem, devendo ainda serem observados e avaliados, entre outros, os seguintes critérios: complexidade do trabalho; abordagem interdisciplinar e transdisciplinar do conteúdo do trabalho; e alcance da pesquisa realizada.

Aprovado o projeto do TCC, um exemplar permanecerá na Secretaria do Curso para acompanhamento das etapas de sua elaboração. Ele atenderá aos requisitos impostos pela metodologia científica, ressaltando-se, entre outros, a forma impressa, utilização correta das notas de rodapé e relação dos autores consultados; o trabalho deve apresentar introdução, desenvolvimento lógico e conclusões finais, ficando a critério do aluno, com a devida orientação, respeitadas as exigências das disciplinas metodológicas, determinar sua extensão, atendidas as normas da ABNT. Será avaliado pelo Conselho de Curso, mediante encaminhamento do professor orientador. O Conselho de Curso promoverá a avaliação do TCC, podendo homologar a nota final sugerida pelo professor orientador ou determinar a reapresentação do trabalho a partir do período letivo seguinte. O aluno poderá, durante a realização do TCC, solicitar fundamentadamente à Coordenação de Curso a substituição do professor orientador ou alteração do tema do trabalho. A solicitação de alteração no tema do TCC, além de fundamentada, deverá ser acompanhada da concordância expressa do professor orientador. O Conselho de Curso aprovará as normas complementares, atendido ao Regulamento e ao Regimento da Faculdade.

Estágio Curricular

O Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura da FAI, acontecem em dois momentos, momentos, contemplando os dois eixos básicos do ensino: Estágio Supervisionado I de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental , do 6º ao 9º anos, que será realizado nas Escolas Municipais jurisdicionadas à SEMECD de Itaituba e o Estágio II , de Biologia no Ensino Médio será realizado em escolas subordinadas à SEDUC do Pará . Ao comprovar experiência profissional na área de Educação, principalmente nas áreas de Ciências, Biologia, de saúde e meio ambiente, os acadêmicos do curso poderão ser dispensados em até 50% da Carga Horária destinada para esse fim, sendo exigida comprovação e Relatório Circunstanciado para todas as subáreas do curso. O acadêmico participa de projetos de extensão e de pesquisa atendendo à comunidade escolar da rede pública e de escolas conveniadas, colaborando em atividades de observação, co-regência e regência. Em todas as atividades há um projeto elaborado previamente. Após execução do projeto, exige-se relatório, o qual é avaliado com parecer da Comissão de Estágio, grupo de professores dos estágios de Ciências Biológicas e representantes do Colegiado. A frequência ao Estágio é controlada por meio de fichas que são assinadas pelo professor titular e pelo diretor da escola onde o acadêmico estagiou. O professor supervisor de Estágio acompanha o estagiário em visitas à escola e à sala de aula, interagindo com o professor regente na execução do estágio e na avaliação. Os relatórios de estágio ficam à disposição da Coordenação do Curso até a avaliação final, depois são encaminhados para a Biblioteca da IES.