Presencial
A Distância
Licenciatura
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas proposto pela FAI têm como eixo norteador a área ambiental e a educação, possibilitando ao aluno desenvolver uma visão crítica e abrangente do mundo, da sociedade e de seus modelos de desenvolvimento das práticas conservacionistas e das alternativas biotecnológicas visando à melhoria da qualidade de vida do homem da Amazônia Legal. Em sua filosofia educacional busca formar o biólogo que poderá atuar tanto como professor como pesquisador, devido a uma formação inicial de qualidade, fundamentada na problematização, visando compreender o processo de construção do conhecimento, contextualizando-o, de forma a propiciar ao aluno se posicionar, tomar decisões e ser capaz de intervir na sua realidade social. A investigação constitui uma ferramenta importante para a ação desse profissional com perfil diferenciado. O curso de licenciatura em Ciências Biológicas, dessa forma, permite ao biólogo seguir caminhos variados como desenvolvimento de pesquisas sobre a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento de seres vivos. Também faz a análise das relações entre os diversos seres e o ambiente e sobre a preservação, saneamento, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas. O licenciado em ciências biológicas é o professor apto a planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao ensino de Biologia, sendo sua atribuição central a docência na educação básica.Segundo dados da secretaria Municipal de educação de Itaituba-SEMEDUC e da Secretaria do Estado da Educação do Pará- SEDUC-PA, existe ainda um grande déficit de professores com formação em Biologia para ministrar aulas de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio). Por isso, em muitos casos professores com outro tipo de formação acabam sendo alocadas para preencher esta lacuna nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Nesse sentido, a oferta do curso possibilitará o atendimento de uma demanda existente no Estado do Pará e Municípios do Interior, bem como nas microrregiões circunvizinhas do rio Tapajós. Assim, o curso proposto pela FAI irá atender às demandas do ensino de Biologia e Ciências nos seus diferentes níveis, como também, atuar nas diferentes subáreas, através do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando sua posição privilegiada para trabalhos com a biodiversidade, uma vez que está localizada na Amazônia Legal e a 60 KM do Parque Nacional da Amazônia, verdadeiro laboratório natural. No quadro dos novos paradigmas, o Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da faculdade de Itaituba enfatiza a importância dessa área de conhecimento para desenvolver o espírito científico e o aprimoramento das relações homem/natureza. Nessa perspectiva, inspira-se nos pilares da educação contemporânea, formando profissionais capazes de: aprender a conhecer permanentemente, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, apostando no efeito multiplicador e transformador de sua práxis. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Itaituba tem como eixo a formação do professor para a Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio), de modo que as disciplinas integrantes do currículo buscam a articulação contínua dos conteúdos das Ciências Biológicas com os da Formação Pedagógica, articulando as atividades de ensino e pesquisa, de modo a aperfeiçoar a prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem.
As Atividades Complementares no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se estabelecem por meio de diretrizes que permitem ao estudante trilhar sua própria trajetória acadêmica, preservando sua identidade e sua vocação. Tais atividades ampliam o espaço de participação do aluno no processo didático-pedagógico, no qual deve ser sujeito da relação pedagógica, consoante a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando oportunidade ao aluno de buscar uma formação de acordo com suas aptidões. A Faculdade de Itaituba, objetivando um curso superior mais dinâmico, com ênfase especial no estímulo da capacidade criativa e da corresponsabilidade do aluno no processo de sua formação, definiu, em regulamento próprio que, para a integralização curricular, o aluno deve cumprir uma carga horária mínima de 200 horas referentes a Atividades Complementares. As Atividades Complementares -AC deverão ser desenvolvidas ao longo de todo o curso em desdobramentos que correspondam a disciplinas especiais, eletivas e optativas, além de projetos de pesquisa nas reservas florestais e parques ecológicos da região; apresentação de trabalhos em eventos diversos, seminários, palestras, semanas acadêmicas, participações em GT's, mesas redondas, conferências, cursos de línguas, informática, programas de pesquisa e extensão, representação discente, mediante acompanhamento do órgão responsável pelo curso e pelas Atividades Complementares e Anotações da Secretaria Geral da FAI para registro no histórico escolar do aluno.
O discente dos cursos da FAI tem acesso aos cursos da IES através da divulgação do edital de vestibular e do Teste Seletivo, de caráter classificatório, até o momento de conclusão do curso, pois além de incentivá-lo à continuidade da formação acadêmica, o estimula a buscar maior capacitação, a Especialização em Docência para o Magistério Superior, Curso Lato Sensu fornecido na própria IES, absorvendo-o, após isso, no quadro de ex-egressos como profissional da própria IES. O Processo Seletivo da Graduação da FAI é composto de duas provas: uma objetiva de múltipla escolha com valor de 5, e uma redação também valendo 5. O Candidato não deve obter menos de 20 , na somatória das provas nem reprovar em uma delas, sob pena de ser eliminado. Além do Exame da IES existem outras formas de acesso, tais como: vaga adquirida pela nota do ENEM, a análise do Histórico Escolar e o Vestibulinho Interno, no caso de mudança de turno, de turma ou de curso ou transferência recebida, de acordo com o número de vagas e adequação do espaço disponível para funcionamento. A FAI vem adotando uma política de acompanhamento de desistentes e alunos com trancamento, realizando projetos e ações de estímulo à permanência dos alunos da Graduação em seus cursos: concessão de bolsas de monitoria da IES e bolsas de trabalho. Também foi implantado um Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP para acompanhar e atender alunos, docentes e funcionários com problemas de caráter individual.
O estudante de Ciências Biológicas formado pela FAI deverá ter o seguinte perfil: deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do profissional de Ciências Biológicas em todas as suas dimensões, o que se supõe pleno domínio da natureza do conhecimento biológico; ter uma fundamentação teórica adequada e atualizada na qual inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; ter uma visão crítica sobre problemas de ordem biológica e saiba interpretar as relações entre a natureza e ciência; ser generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade; estar consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida; estar comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.
Na Faculdade de Itaituba, para conclusão da graduação, em qualquer curso, inclusive Ciências Biológicas, será obrigatória a apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, com tema e orientador escolhidos pelo aluno, em área e disciplina de seu interesse no curso, cujo resultado final deverá ser aprovado por uma Banca Examinadora. O Trabalho de Conclusão de Curso ?TCC proposto pela IES é apresentado sob a forma de monografia, estudo de casos ou outro tipo de trabalho acadêmico, definido previamente pelo Conselho de Curso e obedecidas as diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação. A elaboração do TCC tem por fim proporcionar ao aluno de graduação a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos, a objetividade da pesquisa realizada e a capacidade de interpretação e critica sobre o tema desenvolvido e apresentado, além de atestar seus conhecimentos metodológicos para elaboração de trabalhos científicos. O TCC será elaborado sob a orientação de um professor do curso, devendo esta atividade ser realizada, fora do tempo previsto para as aulas ou seminários. O aluno escolherá o seu orientador, observados os critérios do Conselho de Curso, apresentando-lhe a indicação do tema e o projeto de TCC no máximo até o término do antepenúltimo semestre letivo, salvo prazos específicos, aprovados pelo Conselho de Curso.Ao assinar o projeto do TCC, o professor estará aceitando a indicação para a orientação. O professor orientador disporá de monitores para colaborar nas atividades desenvolvidas junto aos orientandos. Cada professor poderá ter sob sua orientação, no máximo, dez alunos, considerando-se ocupada a vaga a partir da assinatura do projeto e liberada com a aprovação de seu resultado final pelo Conselho de Curso.Compete ao professor orientador: atender aos respectivos orientandos, com o auxílio dos monitores, em horários previamente fixados, aprovados pela Diretoria da Faculdade, e divulgados para conhecimento dos interessados; acompanhar e avaliar o cumprimento das etapas do trabalho, segundo o cronograma estabelecido; submeter o projeto do TCC e sua escolha como orientador à homologação do Coordenador do Curso. aprovar o texto final do TCC, propondo a nota a lhe ser atribuída e remetendo o mesmo para aprovação final por parte do Conselho de Curso.Os trabalhos relativos à elaboração e apresentação do texto final do TCC compreendem as seguintes fases,concomitantes ou sucessivas: aprovação nas disciplinas metodológicas preparatórias; escolha do tema, do orientador e do projeto inicial, a partir do antepenúltimo semestre, observado o prazo limite estabelecido no art. 4° deste Regulamento; elaboração do TCC, respeitado o cronograma estabelecido com o orientador; entrega do texto final do TCC ao orientador, para aprovação e encaminhamento para apreciação final do Conselho de Curso, a partir do segundo bimestre do último período letivo do curso, podendo o referido prazo estender-se a período sucessivo ao do encerramento do curso, situação em que o aluno continuará vinculado à Faculdade, não podendo colar grau enquanto não obtida tal aprovação.O aluno poderá mudar de tema e de orientador, respeitados os prazos e formalidades previstas neste Regulamento. O projeto do TCC obedecerá às exigências metodológicas das disciplinas preparatórias específicas, evoluindo de acordo com as mesmas.Na aprovação do projeto do TCC, o professor orientador levará em conta a existência ou não de trabalho apresentado ou definido sobre tema idêntico, devendo ser incentivado o ineditismo ou a originalidade de abordagem, devendo ainda serem observados e avaliados, entre outros, os seguintes critérios: complexidade do trabalho; abordagem interdisciplinar e transdisciplinar do conteúdo do trabalho; e alcance da pesquisa realizada.
Aprovado o projeto do TCC, um exemplar permanecerá na Secretaria do Curso para acompanhamento das etapas de sua elaboração. Ele atenderá aos requisitos impostos pela metodologia científica, ressaltando-se, entre outros, a forma impressa, utilização correta das notas de rodapé e relação dos autores consultados; o trabalho deve apresentar introdução, desenvolvimento lógico e conclusões finais, ficando a critério do aluno, com a devida orientação, respeitadas as exigências das disciplinas metodológicas, determinar sua extensão, atendidas as normas da ABNT. Será avaliado pelo Conselho de Curso, mediante encaminhamento do professor orientador. O Conselho de Curso promoverá a avaliação do TCC, podendo homologar a nota final sugerida pelo professor orientador ou determinar a reapresentação do trabalho a partir do período letivo seguinte. O aluno poderá, durante a realização do TCC, solicitar fundamentadamente à Coordenação de Curso a substituição do professor orientador ou alteração do tema do trabalho. A solicitação de alteração no tema do TCC, além de fundamentada, deverá ser acompanhada da concordância expressa do professor orientador. O Conselho de Curso aprovará as normas complementares, atendido ao Regulamento e ao Regimento da Faculdade.
O Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura da FAI, acontecem em dois momentos, momentos, contemplando os dois eixos básicos do ensino: Estágio Supervisionado I de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental , do 6º ao 9º anos, que será realizado nas Escolas Municipais jurisdicionadas à SEMECD de Itaituba e o Estágio II , de Biologia no Ensino Médio será realizado em escolas subordinadas à SEDUC do Pará . Ao comprovar experiência profissional na área de Educação, principalmente nas áreas de Ciências, Biologia, de saúde e meio ambiente, os acadêmicos do curso poderão ser dispensados em até 50% da Carga Horária destinada para esse fim, sendo exigida comprovação e Relatório Circunstanciado para todas as subáreas do curso. O acadêmico participa de projetos de extensão e de pesquisa atendendo à comunidade escolar da rede pública e de escolas conveniadas, colaborando em atividades de observação, co-regência e regência. Em todas as atividades há um projeto elaborado previamente. Após execução do projeto, exige-se relatório, o qual é avaliado com parecer da Comissão de Estágio, grupo de professores dos estágios de Ciências Biológicas e representantes do Colegiado. A frequência ao Estágio é controlada por meio de fichas que são assinadas pelo professor titular e pelo diretor da escola onde o acadêmico estagiou. O professor supervisor de Estágio acompanha o estagiário em visitas à escola e à sala de aula, interagindo com o professor regente na execução do estágio e na avaliação. Os relatórios de estágio ficam à disposição da Coordenação do Curso até a avaliação final, depois são encaminhados para a Biblioteca da IES.