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Enfermagem
Duração
Modalidade de Ensino

Presencial

Grau

Licenciatura

A Enfermagem

A Enfermagem é uma prática social, política e historicamente determinada, que visa cuidar do ser humano em todos os ciclos da vida contribuindo para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Considerando que o ser humano é capaz de transformar as condições de sua existência através de sua visão de mundo a respeito de suas relações sociais que determinam a estrutura da organização e produção da sociedade, concebe-se neste curso um indivíduo participante de um grupo social, conforme sua inserção no processo de produção e no processo de saúde e doença.

O enfermeiro, dentro desse paradigma, deve ter responsabilidade política e profissional e executar um trabalho intencional tornando-se um agente de transformação social. Para que ele se torne este sujeito, a educação deve ser entendida como uma prática social e deve contribuir para o desenvolvimento do ser humano na sua integralidade, possibilitando ações transformadoras na construção da cidadania. Ele deverá desenvolver o raciocínio clínico, epidemiológico e investigativo, para atuar nas áreas de assistência, gerência, educação e pesquisa, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade. Assim o conceito maior que deve nortear a concepção do  currículo deste curso será a defesa da vida, tendo a saúde como direito do cidadão.

Perfil do Curso

A Faculdade de Itaituba (FAI), entidade mantida pelo Centro de estudos Superiores de Itaituba S/C Ltda, situada à Avenida Governador Fernando Guilhon, nº 895, Bairro Jardim das Araras, credenciada e autorizada para funcionamento por meio da Portaria /MEC nº 2.557 de 15 setembro de 2003, publicada no D.O.U. nº 179 Seção I, Ano CXL de 16 de setembro de 2003. Constitui-se como uma Empresa de Prestação de Serviços Educacionais de Ensino Superior, de caráter privado, com fins lucrativos e com atuação no Município de Itaituba no Estado do Pará.

Para além do curso de Bacharelado em Enfermagem a IES oferece outros cursos de Graduação, tais quais: Bacharelados em Administração e em Ciências Contábeis, Licenciaturas Plenas em Pedagogia, em Letras e em História, bem como, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para o Ensino Superior.

Itaituba é conhecida na Região Norte do Brasil como Entreposto Comercial Hidroviário da Microrregião do Alto Tapajós, com uma área de 62.040.947km², estando distante da capital (Belém) 1.626 km, com uma população aproximada de 130.000 habitantes. Esta região vem sendo marcada por transformações e investimentos, principalmente no que se refere a implantação do Complexo Hidrelétrico do Tapajós, o qual trará alterações na Geografia, na História e na Saúde da população do município. E, ainda, a Construção do terminal Hidroviário de Itaituba que fará o escoamento dos grãos originários do Mato Grosso e do própri Sudoeste Paraense que acarretará em importantes transformações e a necessidade de mão de obra qualificada. Dessa forma, tendo em vista a crescente necessidade de enfermeiros qualificados e capacitados para trabalhar na região respeitando as características epidemiológicas da localidade, aliado a necessidade de fixar na região os estudantes do município de Itaituba que até então precisavam se deslocar de Itaituba para Santarém (cerca de 450Km de distância) ou mesmo outras regiões mais distantes, e considerando ainda a construção do Hospital Regional de Itaituba, justifica-se a oferta do Curso de Enfermagem pela Faculdade de Itaituba com a finalidade de atender as necessidades regionais.

Assim, a Faculdade de Itaituba oferece o curso de Bacharelado em Enfermagem conferindo a titulação de Enfermeiro. O curso prioriza a formação de um profissional generalista, com sólido conhecimento nos princípios científicos da profissão, apto a atuar com competência nos diversos níveis de atenção ao indivíduo e sua família, visando a prevenção, promoção, proteção, e recuperação do indivíduo e comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida. A formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

O curso de bacharelado em Enfermagem ofertado pela Faculdade de Itaituba apresenta carga horária total de 4.544 horas, carga horária, dividida da seguinte maneira: 2.988 horas teóricas, 1.356 horas práticas e 200 horas de atividades complementares, salienta-se que a integralização mínima do curso é de dez semestres letivos, e máxima de 16 semestres. Sendo disponibilizadas 200 vagas anuais (150 noturnas e 50 vespertinas). A estrutura curricular do curso de graduação de Enfermagem da FAI será semestral e estará sendo progressivamente reorganizada em três unidades educacionais complementares: a unidade sistematizada (na sede administrativa da FAI), a unidade de prática profissional (nas unidades de saúde do município), além da unidade educacional eletiva (atividades complementares). Tanto a unidade educacional sistematizada como a de prática profissional estão fundamentadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante e baseadas na comunidade.
De modo geral, a formação do enfermeiro visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção a Saúde, Tomada de Decisões, Comunicação, Liderança, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem. Os conteúdos devem contemplar:

  1. Ciências Biológicas e da Saúde;
  2. Ciências Humanas e Sociais;
  3. Ciências da Enfermagem;
Autorização

Portaria Nº 251, de 7 de Julho de 2011

O Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no uso da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 7.480, de 16 de maio de 2011, tendo em vista o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e suas alterações, e a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Autorizar os cursos superiores de graduação, conforme planilha anexa, ministrados pelas Instituições de Ensino Superior, nos termos do disposto no artigo 35, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007.

Parágrafo único. As autorizações a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na planilha anexa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Anexo:

Nº de Ordem Registro e-MEC nº Curso e Código: 07. 201007012 Enfermagem (1100620)

Modalidade: Bacharelado

Nº de Vagas Totais Anuais: 200 (duzentas)

Turnos (s): Diurno e Noturno

Mantenedora e Endereço de Funcionamento do Curso: Faculdade de Itaituba (2079) Centro de Estudo Superior de Itaituba S/C Ltda. (1368) Avenida Fernando Guilhon, nº 895, Jardim das Araras, Itaituba/ PA.

Objetivos

Geral

Formar um profissional generalista, com sólido conhecimento nos princípios básicos da profissão, apto a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação, atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida.

Específicos

  • Propiciar uma visão integral da profissão que permita ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mundo do trabalho;
  • Desenvolver uma prática educativa em que professor e aluno sejam sujeitos integrantes no processo ensino/aprendizagem;
  • Possibilitar integração entre o ensino e prática profissional;
  • Integrar ensino-trabalho-comunidade, implicando em uma imediata ação;
  • Proporcionar programas complementares de educação envolvendo atividades de monitoria, projetos sociais e culturais de extensão e pesquisa clínica científica;
  • Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Deste modo, o Projeto do Curso de Enfermagem da Faculdade de Itaituba visa à produção de conhecimento baseada no modelo de vigilância à saúde, a partir da prática e reflexão sobre ela, buscando a transformação da prática profissional e da formação de profissionais de saúde, dos processos de trabalho e da qualidade de vida e de saúde das pessoas e da população do município de Itaituba e da região do Tapajós.

O Curso de Enfermagem pretende explorar essas inovações em parceria com o Poder Público e de Iniciativa privada, respeitadas as especificidades e necessidades particulares de cada trabalho de saúde. Num currículo orientado por competência, a seleção de conteúdos, atividades de ensino-aprendizagem e cenários de prática e de desenvolvimento de atributos passam a estar articulados e integrados, no sentido da construção do conhecimento e outras capacidades.

A preocupação com os conhecimentos voltados para a área da saúde representa o início do desenvolvimento do currículo orientado por profissionais da região com competência para atuar na IES.


A participação da Secretaria Municipal de Saúde do município de Itaituba é fundamental para o desenvolvimento da Unidade de Saúde da FAI e do currículo como um todo. Essa parceria vem sendo construída desde o início de funcionamento da Faculdade de Itaituba (2003) representando atualmente, um dos principais eixos na transformação da educação de profissionais de saúde e do cuidado às necessidades de saúde das pessoas do Município. Além da inserção de estudantes e docentes na rede de serviços de saúde municipais, os profissionais da Secretaria também participarão da elaboração e execução das Unidades Educacionais e do Curso de Bacharelado em Enfermagem, integrando o ensino e o trabalho em saúde.

A estrutura curricular do curso de graduação de Enfermagem da FAI será semestral e estará sendo progressivamente reorganizada em três unidades educacionais complementares: a unidade sistematizada (na sede administrativa da FAI) e a unidade de prática profissional (nas unidades de saúde do município), além de unidade educacional eletiva a partir do 3º semestre (participação em campanhas de saúde pública e monitorias no âmbito das escolas e da faculdade). Tanto a unidade educacional sistematizada como a de prática profissional estão fundamentadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante e baseadas na comunidade. O processo educacional considera o conhecimento e as experiências prévias estimulam a aprendizagem autodirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Distinguem-se pelo grau de sistematização e controle das atividades educacionais e pela utilização de situações reais ou simuladas e, conseqüentemente, diferentes cenários de ensino-aprendizagem.

Perfil do Docente

O corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem é constituído por docentes com formação específica e titulação compatível aos conteúdos ministrados, à natureza das atividades acadêmicas que desenvolverá, às características do contexto da região, e à concepção do curso.

O Corpo Docente previsto para atuar no curso de Enfermagem nos dois primeiros períodos é composto de 12 professores: 2 doutores (20 %), 3 mestres (30%) e 6 especialistas (50%). Entre os docentes indicados 80% são da área de Saúde: 2  Biólogos,  3 Enfermeiras, 1 Bioquímico  e 2 Farmacêuticos. Todos possuem experiência no Magistério Superior e já atuam em instituições da rede pública e privada, além de mais de  5 anos de atuação fora do Magistério, ou seja, em unidades de saúde pública e privada.


Os docentes previstos para atuar no Curso de Enfermagem da FAI, precisam ter habilitação de, no mínimo Pós-Graduação Lato Senso em nível de especialização.

Para seleção dos docentes será feita uma Avaliação do Curriculum Vitae, entrevista, seleção prévia da disponibilidade e análise dos diplomas dos profissionais pela Diretoria Acadêmica e Coordenadora do Curso de Enfermagem, para posteriormente, serem indicados para contratação.

Todos os  professores indicados para o curso possuem experiência na região, na área de Saúde: 3 Biólogos,  6 Enfermeiros, 1 Linguísta, 1 Bioquímico  e 1 Farmacêuticos, os quais contam também com mais de 2 anos de experiência no Magistério Superior e já atuavam em instituições da rede pública e privada, em Itaituba e em Santarém, além de mais de cinco anos de atuação fora do Magistério, ou seja, com funções técnicas em unidades de saúde pública e privada.

Considerando a solicitação de  200 vagas para funcionar com 12 professores inicialmente, em três turnos, estão previstos  3 professores com tempo integral, 6 tempo parcial de 20 horas e 3 horistas com até 10 horas.

As turmas previstas serão compostas de 50 alunos para as disciplinas teóricas e os docentes poderão ministrar até três disciplinas em turmas diferentes e até duas disciplinas na mesma turma.

As pesquisas e produções científicas estão previstas no PDI e no PPI da IES (incluído no PDI), mesmo não sendo obrigatórias para a faculdade não inviabiliza o estímulo por parte da IES aos docentes e discentes para sua realização. Entre os objetivos específicos para alcançar as metas de ação, destacam-se: Investir em programas permanentes de treinamentos e aperfeiçoamento para professores e funcionários; incentivar sistematicamente o corpo docente e técnico administrativo a participarem de Seminários, Congressos e Simpósios nacionais e internacionais, apresentando artigos, comunicações, palestras e painéis, bem como mesas redondas e grupo de trabalhos com os alunos, divulgando os resultados das pesquisas durante os seminários intercursos e semanas acadêmicas da IES articuladas com as atividades complementares dos cursos, na perseguição da qualidade que deseja manter.

Visando alcançar os objetivos e metas da IES do Curso de Enfermagem o professor deverá:

  • Ter competência técnica quanto aos conteúdos a serem trabalhados;
  • Considerar o que o aluno já sabe e aquilo que ele precisa saber;
  • Ajudar o aluno a utilizar, de maneira consciente, produtiva e racional, o seu potencial de pensamento;
  • Discutir e explicitar as semelhanças e diferenças de idéias e explorar relações possíveis;
  • Acolher os diferentes pontos de vista e valores considerando os diferentes estágios dos alunos;
  • Criar condições para que o aluno questione sobre seus conhecimentos e vivências ou suas concepções intuitivas;
  • Valorizar as experiências de vida dos alunos, estimulando o diálogo entre pares;
  • Interagir ativamente com o aluno desafiando-o e propiciando a transformação de ambos;
  • Dar atenção às dificuldades e problemas pessoais do aluno quando interferem na aprendizagem;
  • Planejar recursos instrucionais que favoreçam o processo de aprendizagem;

Apoio Didático-Pedagógico Aos Docentes:

  • Aos docentes do curso é dedicada toda e qualquer assistência de apoio didático-pedagógico, como por exemplo:
  • Reserva de salas e/ou auditórios para aulas especiais;
  •  Reserva de equipamentos e recursos audiovisuais para aulas especiais;
  •  Solicitações à diretoria do Instituto para alocação de recursos para viagens e visitas técnicas;
  •  Solicitação de funcionários para os laboratórios;
  •  Solicitação de reprodução de material didático;
  • Solicitações de melhoria das condições das salas e laboratórios.
Perfil do Discente

O Curso de Enfermagem proposto pela FAI busca preparar um profissional crítico, reflexivo, capaz de trabalhar em equipe, tomar decisões e intervir no processo saúde / doença, considerando o perfil epidemiológico e promovendo cuidados de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade, de forma humanizada e buscando constante atualização do conhecimento.

O aluno deverá:

  • Ser crítico, criativo e ativo;
  • Ser protagonista consciente no processo de mudanças;
  • Participar ativamente do diálogo entre professores e seus pares com o objetivo de transformar-se e transformar a realidade;
  • Desenvolver capacidades, tais como: conhecer e compreender novos fatos, analisar os elementos envolvidos numa dada situação; conhecer interpretações diferentes de um mesmo assunto e avaliar um enunciado; elaborar conceitos baseados em fatos estruturados logicamente e aplicar o seu conhecimento nos problemas detectados;
  • Construir o seu conhecimento a respeito de um problema extraído da realidade por meio da observação direta e indireta através de um olhar crítico e valer-se das informações disponíveis para elaborar e socializar uma explicação que, mesmo já existente, passa a ser a sua explicação para o fenômeno.

A Enfermagem aqui é concebida como uma ciência dedicada à proteção, promoção, manutenção ou restabelecimento da saúde das pessoas, além da prevenção de doenças.

De modo geral, a formação do enfermeiro visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção a Saúde, Tomada de Decisões, Comunicação, Liderança, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Os locais onde atuará o profissional da Enfermagem são:  hospitais (públicos ou privados), centros de saúde, clínicas, consultórios, ambulatórios, escolas, Secretárias de Saúde, creches, laboratórios de análises clínicas, casas de repouso, prontos-socorros, indústrias farmacêuticas, equipes de resgate, grupos de trabalho comunitário, vigilância sanitária, programas governamentais (campanhas educativas e de prevenção a doenças, promoção e restabelecimento da saúde), ensino superior (ensino, pesquisa e trabalho científico) e no crescente mercado do atendimento domiciliar (home-care).

O aluno de Enfermagem estudará matérias teóricas como Anatomia, Microbiologia, Citologia, Histologia, Parasitologia, Neurologia, Sociologia, Psicologia, Ética, Bioestatística, Farmacologia, Fisiologia, Epidemiologia, Patologia, Administração em Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, misturam-se ao longo do curso com as práticas de enfermagem, os laboratórios e os estágios.

Para o exercício de competências e habilidades especificas o profissional de enfermagem deve: atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas; incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional; estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões; desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações; reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso; ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo  de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde; atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades; reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem; assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde. promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social; usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem; atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos  dos modelos clínico e epidemiológico; identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência; coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e  demandas de saúde; prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade; compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários; integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional; planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde; planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento; desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional; respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão; interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo; utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde; participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde; assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde; cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.

A formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

Conteúdos Currículares

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem. Os conteúdos devem contemplar:

  1. Ciências Biológicas e da Saúde   –  incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem;
  2. Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença;
  3. Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se:
    1. Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo;
    2. Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem;
    3. Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem;
    4. Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem

Este conjunto de competências, conteúdos e habilidades deve promover no aluno e no enfermeiro a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente. Na formação do Enfermeiro, além dos conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo de sua formação, ficam os cursos obrigados a incluir no currículo o estágio supervisionado em hospitais gerais e especializados, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades nos dois últimos semestres do Curso de Graduação em Enfermagem.

Na elaboração da programação e no processo de supervisão do aluno, em estágio curricular supervisionado, pelo professor, será assegurada efetiva participação dos enfermeiros do serviço de saúde onde se desenvolve o referido estágio. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá totalizar 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Enfermagem proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Metodologia

Para que se efetive o processo de ensino e aprendizagem fez-se a opção pela Metodologia da Problematização, que privilegia uma efetiva integração entre ensino, serviço e comunidade, entre a educação e trabalho. Ela tem como eixo norteador o processo de trabalho em saúde/ enfermagem e os determinantes do processo gerador de saúde e doença, considerando o trabalho enquanto um princípio educativo e tendo como pano de fundo as características sócio-culturais do meio em que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve.

Na Metodologia da Problematização o processo de ensino e aprendizagem ocorre através da relação dinâmica entre dois elementos: um sujeito que aprende e um objeto que é aprendido. Este processo dá-se através de sucessivas aproximações, considerando-se os padrões culturais e os esquemas de assimilação do sujeito e as suas operações mentais. Isso possibilita ao aluno ter maior comprometimento com os estudos, desenvolvendo gradativamente a independência na busca de informações e permitindo a intervenção consciente e intencional na resolução de problemas. Entende-se por problema o mal estar que pode ser claramente identificado pelos atores a observarem na realidade, discrepâncias, incoerências, insuficiências.

A metodologia da problematização busca essencialmente os mesmos objetivos da pesquisa: a construção do conhecimento a partir da observação da realidade e consequentemente, a modificação desta. A inserção da metodologia de pesquisa de forma consciente e adequada garantirá a realização dos objetivos propostos pelo currículo, visando formar um profissional contextualizado, com capacidade de ser agente do aperfeiçoamento desta realidade através de ações críticas e responsáveis. Não se espera que os alunos transformem o mundo, mas que aprendam na prática a transformar alguma parcela da realidade, enquanto se transformam a si mesmos, em seu campo de formação acadêmica.

A estrutura curricular do curso de graduação de Enfermagem da FAI será semestral e estará sendo progressivamente reorganizada em três unidades educacionais complementares: a unidade sistematizada (na sede administrativa da FAI) e a unidade de prática profissional (nas unidades de saúde do município), além de unidade educacional eletiva a partir do 3º semestre (participação em campanhas de saúde pública e monitorias no âmbito das escolas e da faculdade). Tanto a unidade educacional sistematizada como a de prática profissional estão fundamentadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante e baseadas na comunidade.

O primeiro ano do curso passa a ser formado por duas unidades educacionais complementares: a Unidade de Prática Profissional 1 ( unidades de saúde) e a Unidade Sistematizada de Necessidades de Saúde ( espaços da faculdade). O segundo ano do curso desenvolverá a unidade de Prática e Profissional 2 ( hospitais e clínicas) e a sua unidade sistematizada (faculdade), porém com um planejamento mais articulado entre o curso e a Unidade de Saúde e a Necessidade de Saúde. Visando apoiar o desenvolvimento dos desempenhos dos estudantes e articular os trabalhos da Unidade de Saúde e da Necessidade de Saúde do curso.

Será criado o Laboratório de Prática de Enfermagem (LPE) como um recurso educacional da Unidade de Prática Profissional desde o inicio do curso. Além de aulas práticas no Laboratório Multidisciplinar das disciplinas teóricas: Bio-Química e Bio-Física, para conhecer processos químicos e físicos inerentes ao funcionamento do organismo; de Histologia,Citologia para  Observar as diferentes estruturas morfológicas dos principais tecidos do corpo humanos através da microscopia óptica; de  Fisiologia e Farmacologia para Compreender o funcionamento dos diversos organismos do corpo humano e de Parasitologia e Microbiologia,  Conhecer a biologia e morfologia dos principais protozoários e helmintos de interesse na área da saúde.

O enfermeiro atuará na promoção, recuperação e reabilitação das pessoas através de atividades como, por exemplo:

  • Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação da assistência de enfermagem;
  • Desenvolvimento de ações educativas visando o envolvimento e a participação das pessoas nas ações de saúde;
  • Realização de consultas de enfermagem e prescrição da assistência requerida;
  • Atuação em vigilância epidemiológica;
  • Realização de treinamento de pessoal;
  • Desenvolvimento de pesquisas buscando tecnologia apropriada para a atenção da saúde.