Navegando Pelo Conhecimento

Pedagogia
Duração
04 anos (08 semestres)
Modalidade de Ensino

Presencial

Grau

Licenciatura

O Pedagogo
O pedagogo é o profissional pesquisador da educação que pode atuar nas instituições escolares, empresas e organizações não governamentais, onde o fenômeno educativo se manifesta, atuando também na docência do ensino infantil, fundamental, gestão, orientação e supervisão, sendo um elo de articulações e formação dos aspectos inovadores que se apresentam no mundo contemporâneo. No entanto, é importante ressaltar que independentemente do campo de atuação, o pedagogo tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, por meio de práticas educativas que valorizem o aprendizado, o respeito às diferenças, a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico.
Perfil do Curso

O Curso de Pedagogia da FAI, autorizado pela Portaria nº 2.560, de 15/09/2003, inicialmente com habilitação em Administração Escolar, sofreu alterações em sua estrutura, sendo reformulado para Pedagogia Licenciatura Plena, em 30 de outubro de 2006, acompanhando as mudanças propostas pelas discussões nacionais e exigências legais do próprio Ministério de Educação ( Ver Ato Administrativo N.05/2008, publicado no DOU em 22 de setembro de 2009 – que altera a Grade anterior substituindo por uma Nova Grade Curricular de Licenciatura Plena em Pedagogia).

A Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Itaituba está de acordo com as reivindicações e contribuições das entidades educacionais vinculadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES, Associação Nacional dos Profissionais da Educação – ANFOPE e conforme Resolução nº 01 de 15 de maio de 2006, do Ministério da Educação que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a reformulação do curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.

O curso de Pedagogia é voltado para formar profissionais capacitados para atuar na área da educação, tanto na gestão escolar quanto na prática pedagógica. Aqui está um perfil geral do curso:

  1. Teoria e Prática Pedagógica: Os alunos estudam teorias educacionais, métodos de ensino, desenvolvimento infantil, psicologia da aprendizagem e outras disciplinas que fundamentam a prática educativa.
  2. Didática e Metodologia de Ensino: São abordados diferentes métodos de ensino, estratégias pedagógicas, planejamento de aulas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
  3. Gestão Educacional: Aspectos relacionados à administração escolar, políticas educacionais, legislação educacional, gestão de recursos humanos e financeiros em instituições de ensino.
  4. Educação Inclusiva: A importância da inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar e estratégias para promover uma educação acessível a todos.
  5. Psicologia Educacional: Estudo dos processos mentais envolvidos na aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, adolescentes e adultos.
  6. Educação Infantil e Anos Iniciais: Foco no desenvolvimento da criança, métodos de alfabetização, brincadeiras educativas, entre outros aspectos específicos da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental.
  7. Tecnologia na Educação: Como integrar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz e criativa.
  8. Estágios Supervisionados: Oportunidades para os estudantes aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, seja em escolas, creches, ONGs ou outros espaços educativos.
  9. Pesquisa em Educação: Estímulo à produção científica na área educacional, através da elaboração de trabalhos acadêmicos, participação em projetos de pesquisa e eventos científicos.
  10. Formação Humanística e Ética: Reflexão sobre o papel do educador na sociedade, valores éticos, responsabilidade social e compromisso com uma educação de qualidade para todos.

O curso de Pedagogia prepara profissionais versáteis, capazes de atuar em diversos contextos educacionais, como escolas, empresas, ONGs, hospitais, entre outros, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos.

Atividades do Curso

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares no Curso de Pedagogia deverão ser desenvolvidas ao longo de todo o curso em desdobramentos que correspondam a disciplinas especiais, eventos diversos, cursos de línguas, informática, programas de pesquisa e extensão, representação discente, mediante acompanhamento do órgão responsável pelo curso e pelas Atividades Complementares e anotações da Secretaria Geral da FAI para registro no histórico escolar do aluno. A seguir encontram-se alguns projetos que são desenvolvidos no curso:

  • Semanas Acadêmicas
  • Simpósios
  • Ciclo de Webinário
  • Ação Pedagógica com exposição de livros e peças teatrais
  • Amigos do Saber
  • Produção de texto, redação oficial e textual
  • Jornal da FAI
  • Orientações gerais, importância e preparação para o ENADE
  • Semana de Iniciação Científica
  • Educador em Ação
  • Ludicidade e a Matemática
  • Formação Docente
  • Curso de Metodologias e Práticas de Ensino
  • Práticas Metodológicas do Ensino da LIBRAS
  • Revista Multidisciplinar
  • Educação e Diálogos
  • Encontro de Egressos
Forma de Acesso ao Curso

O acesso ao Curso para as vagas do 1º semestre dá-se por um processo de seleção com duas provas: uma Prova Objetiva de múltipla escolha de caráter classificatório e outra de Redação de caráter eliminatório, devendo obter média de no mínimo 4,0 para ingresso. As provas destinam-se a classificar candidatos inscritos para os cursos de graduação ministrados pela Faculdade, classificando-os em ordem decrescente de acordo com os resultados produzidos, no estrito limite das vagas autorizadas, observada a pertinente legislação federal, aplicada à espécie.

Para as vagas remanescentes são utilizadas outras formas de seleção, tais como vestibulinho com análise dos históricos escolares e diplomas em caso de portador de outro curso superior e uma Redação com valor de 0 a 10,0 e o aproveitamento das notas do ENEM para os candidatos ao PROUNI e para os bolsistas da IES.

A Comissão de Processo Seletivo é composta por: um representante da Entidade Mantenedora; pelo Secretário Geral; por 2 (dois) representantes do Corpo docente; e uma secretária de Comissão de Processo Seletivo, por esta designada, podendo ser ou não componente da mesma. Semestralmente, antes de cada período letivo, a Faculdade tornará público seu critério de seleção de alunos nos termos do art. 41, inciso II, da Lei n.º 9.394, de 1996, e de acordo com orientações.

O resultado do processo de seleção é válido, para efeito de matrícula, somente para o período letivo imediatamente subseqüente, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato deixar de apresentar a documentação completa, dentro dos prazos fixados em edital. Semestralmente, a Faculdade tornará público o catálogo que constará os seguintes dados: qualificação do seu corpo docente em efetivo exercício nos cursos de graduação; descrição dos recursos materiais à disposição dos alunos, tais como laboratórios, computadores, acessos às redes de informação e acervo da biblioteca; elenco dos cursos autorizados, reconhecidos e dos cursos em processo de reconhecimento, assim como dos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação; e o valor dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos e as normas de reajuste aplicáveis ao período letivo a que se refere.

Perfil do Docente

A Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. O docente do Curso de Pedagogia é um profissional consciente do seu papel multidisciplinar, considerando que formará um pedagogo capaz de atuar na docência; na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Assim, o curso de Pedagogia se caracteriza por ser ao mesmo tempo uma licenciatura e um bacharelado, sem distinção de grau na formação. Neste curso é construída a identidade do pedagogo como profissional inovador e criativo na sua atuação, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças da vida social e suas implicações, no sistema educacional, na escola e no seu âmbito. Nesse sentido, compõem o campo de atuação do pedagogo as seguintes áreas que se articulam ao longo do curso:

  • Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores;
  • Gestão Educacional;
  • Produção e difusão do conhecimento do campo educacional, através de desenvolvimento de projetos de extensão.

O Docente do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia deve considerar a formação docente das séries iniciais do ensino fundamental como base comum para todos os alunos e para todas as modalidades da área de educação. Esta mudança segue uma tendência nacional de situar a docência e a pesquisa como base do curso de Pedagogia. A Prática Pedagógica desses profissionais envolve distintas atividades que podem ser concomitantes ou sequenciais ao longo do desenvolvimento do curso, articuladas aos diferentes núcleos de conteúdo que compõem o currículo e organizadas em distintos níveis de complexidade. Assim, as atividades são realizadas em forma de estágios, experiências de ensino comprovadas (regência e co-regência), seminários, pesquisas, participação em projetos, organização de jornadas pedagógicas, oficinas, grupos de estudos, monitoria e atividades complementares.

Perfil do Discente

Neste curso é construída a identidade do pedagogo como profissional inovador e criativo na sua atuação, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças da vida social e suas implicações, no sistema educacional, na escola e no seu âmbito.

Nesse sentido, compõem o campo de atuação do pedagogo as seguintes áreas que se articulam ao longo do curso:

  • Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, credenciando, também, ao exercício profissional na educação especial, na educação de jovens e adultos e na 3ª. idade, na educação no rural e do campo, na educação indígena, na educação em remanescentes de quilombos ou em organizações não-escolares públicas ou privadas, e outras áreas emergentes no campo sócio-educacional;
  • Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos, especialmente, no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à supervisão, à inspeção, à orientação educacional e à avaliação em contextos escolares e não-escolares e nos sistemas de ensino e ao estudo e participação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento do campo educacional, através de desenvolvimento de projetos de extensão.

É notório que o curso de pedagogia é essencial para garantir que a educação seja relevante, inclusiva, eficaz e adaptada às necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Ela fornece as bases teóricas e práticas necessárias para promover o aprendizado significativo e o desenvolvimento integral dos alunos.